sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Massacre de Realengo

Bem, baseado em reportagens e declarações de internautas via Orkut e Facebook, resolvi falar um pouco sobre esse caso que chocou o Brasil e o mundo.
A grande maioria das pessoas entendem que um crime desses não tem como prever e muito difícil de evitar, mas alguns insistem em afirmar que é culpa das autoridades e que no Brasil isso... no Brasil aquilo... pois bem. 
O fato é que quando uma pessoa dessa, trabalhadora, sem antecedentes criminais, pacata e calma, decide que vai matar pessoas, afirmo facilmente que ele vai matar e o Estado pouco pode fazer para intervir, e tampouco é o culpado por uma tragédia dessas. Esse tipo de crime, sem motivação aparente é o resultado um desvio psicológico, que nos choca devido à crueldade e frieza.
A culpa do Estado neste fato está apenas na facilidade que um brasileiro tem em adquirir uma arma de fogo, o que em muitos países é muito mais difícil. Mas pergunto, em outro país qualquer, se um maluco desses quisesse adquirir uma arma de fogo para consumar ato parecido, você acha que ele vai conseguir? A resposta é sim. Pode demorar, mas mais cedo ou mais tarde, se ele quiser muito, ele vai conseguir e realizará sua loucura e a população vai demonstrar essa sensação de insegurança. E nesses casos suicidas o pior é que nunca será feita justiça, pois o autor se matando, evita a punição do homem.
Massacre em Columbine - EUA
Estou falando do fato em particular, porque é certo que no Brasil a Segurança Pública é muito deficiente, a Justiça Brasileira é extremamente benevolente com seus criminosos e há pouquíssimas ações sociais do Estado visando soluções, isso sem contar no quanto a corrupção atrapalha o funcionamento desse sistema,   mas esse caso em particular não é um problema de Segurança Pública, nem do Estado. Não adianta colocar um policial ou guarda municipal em cada escola pública. Temos que colocar na cabeça que a Polícia não é onipresente em lugar nenhum do mundo, porém nos Estados Unidos, por exemplo, alguns atos criminosos são reprimidos pela simples certeza de que os autores serão punidos rigorosamente, o que mesmo assim não impede que o acontecimento de crimes dessa natureza ocorram, como foi o caso do Massacre em Columbine, onde dois estudantes mataram 10 pessoas em uma escola tranquila e feriram outras 12, em abril de 1999.
Em uma reportagem do g1.globo.com, um colega de Wellington disse o seguinte:

“Eu me lembro muito, o Wellington era o ‘bundão’ da turma, era um cara totalmente tranquilo, um bobão. Implicavam bastante com ele, zuavam ele de tudo o que é nome”, contou Bruno Linhares. Mas depois o jovem ressaltou: “Ele apesar de ser bundão, tinha um sorriso assustador”.

Talvez isso explique o porque o autor escolheu a escola, e talvez algumas brincadeiras humilhantes de garotas, colegas de turma, ou talvez uma rejeição também humilhante, tenham o motivado a alvejar friamente as meninas. Enfim, não adianta procurar culpados, a culpa é da capacidade do ser humano de ser tão perverso, quanto de ser bondoso. Se você for uma pessoa religiosa, reze para que Deus toque o coração das pessoas e demonstre o amor que Deus nos demonstra, se não for religioso, apenas procure ser bondoso com as pessoas, seja tolerante com os que não são iguais a você e procure "fazer o bem sem olhar a quem", como diz o famoso ditado, tentando talvez contaminar as pessoas positivamente com tais atitudes.


Frases:

"O ser humano é um só e a humanidade é uma só. Aquilo que, em qualquer lugar, é feito contra o homem, por fim, fere a todos."

(Papa Bento XVI)


"É da natureza humana se autodestruir"


(O exterminador do futuro - Filme)



Um abração

3 comentários:

  1. Fêu,
    Confesso que ultimamente me dispus a não comentar fatalidades como esta do Rio de Janeiro, dado a freqüência exagerada com que estes acontecimentos tem se naturalizado e dado ao fato de que estas histórias estão cada vez menos, causando perplexidade nos seres humanos, então, tentando me espelhar em uma frase, que muito admiro e que se não me engano, foi dita por Madre Teresa de Calcutá:
    -“Não participo de conferências contra a Guerra, e sim de conferências a favor da paz”.
    Mas, como achei BRILHANTE o seu texto, resolvi parabenizá-lo e lhe dizer que não me surpreende em nada o que você disse, pois, pelo pouco que lhe conheço não esperaria nenhuma atitude diferente vinda de vc. Imaginei que não se calaria e que iria se manifestar de maneira centrada, coesa, equilibrada e justa. Realmente, em fatos como este, não existem culpados, (mas e este é um outro debate), e muito pouco poderia ter sido feito realmente, para que este acontecimento fosse impedido.
    Mas Nando, sabe o que mais me tira o sossego quando tento entender acontecimentos assim? Saber que no reino animal, com algumas raras exceções, como, salvo engano, alguns tipos de ratos e formigas, somos os únicos animais a cometer assassinato dentro da própria espécie de maneira gratuita e deliberada, e com requintes de crueldade, frieza e destempero. E olha que somos os únicos racionais...
    Eita.... Complicado isto!!!
    E outra coisa, que muito me incomoda e esta sim, é a pergunta que não se cala dentro de mim... Por que a grande maioria de crimes como este, é cometido por homens e não por mulheres?
    Penso que talvez, esta seja uma questão chave, na tentativa de tentar entender melhor fatalidades assim. E até mesmo, de tentar diminuir suas ocorrências.
    Mas, vim aqui mesmo, para lhe dizer que adorei seu texto mais uma vez.
    Um grande beijo.. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Terê!!!
    Quando vier aki em Brasília, vamos discutir melhor essas questões numa rodinha de buteco... rs

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Estou admirada com sua capacidade de reflexão e exposição das suas ideias.
    Muito bom! É isso aí!! Prometo que juro que, pelo menos nesse texto, o seu público irá aumentar em torno de 110 leitores!
    Rsrsrs...

    Bjuuuss!!
    =)

    ResponderExcluir